RONDONÓPOLIS
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro garante a entrega de mais de 70% da obra de edificação do Mercado Municipal Miguel Sutil

Publicado em

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informou nesta quinta-feira (11), durante entrevista ao Jornal da Cultura, que 70% das obras de edificação do Mercado Municipal Miguel Sutil serão entregues até o final deste ano. O objetivo é permitir que a população testemunhe a transformação do Centro Histórico. “Este é um projeto que estamos desenvolvendo desde as celebrações dos 300 anos da capital, visando devolver este local que, antigamente, era o único mercado municipal de Cuiabá. Era um local democrático e universal, atendendo a diversos públicos, desde os mais humildes até desembargadores, prefeitos e outras autoridades. Esta área, com mais de 5 mil metros quadrados, se tornará um dos maiores e mais belos centros comerciais e de serviços da capital”, destacou o prefeito. Ele citou ainda que no ato de lançamento, a previsão inicial era de que a primeira parte fosse entregue em dezembro, mas uma série de situações burocráticas atrapalhou o cumprimento da previsão inicial. 

A construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil é um projeto realizado por meio de uma parceria público-privada estabelecida entre a Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio C.S. Mobi. A população cuiabana poderá desfrutar de um novo shopping center, com 588 vagas de estacionamento e quase 200 lojas que comercializarão produtos mais refinados. Além disso, haverá prestação de serviços, incluindo consultórios médicos, odontológicos, advocatícios, entre outros, enriquecendo a área e oferecendo um ambiente mais diversificado, com bons restaurantes e bares. “Queremos atrair a juventude para o centro histórico, transformando o mercado municipal em mais uma opção de lazer e entretenimento para os cuiabanos. A revitalização tanto do Mercado Municipal quanto de suas adjacências é uma resposta à necessidade urgente de mudança e investimento, com o propósito de restaurar a grandeza e o orgulho que esta região merece oferecer a Cuiabá”, enfatizou Pinheiro.

Leia Também:  Após notificação, Secretaria de Agricultura recebe resposta formal do CIEE referente ao atraso salarial de estagiários

Neste mesmo contexto, o chefe do Executivo Municipal declarou que, nas próximas duas semanas, será finalizada a licitação da Praça Rachid, que também será restaurada. O processo licitatório já está em execução.  “Isso infundirá uma nova vitalidade ao centro histórico, materializada na transformação do Mercado Municipal Miguel Sutil. A preservação do patrimônio cultural de uma cidade é de extrema importância por uma série de razões que abrangem tanto aspectos históricos quanto sociais, econômicos e culturais. A gestão trabalha para garantir a identidade de seu povo, pois a preservação desse patrimônio ajuda os moradores a se conectarem com suas origens e a desenvolverem um senso de pertencimento e orgulho em relação à sua cidade. Estamos falando da memória histórica e o Mercadão é uma forma tangível de preservação, permitindo-nos entender como a cidade evoluiu ao longo do tempo”, concluiu Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro atende com climatização total 98,8% das unidades de ensino de Cuiabá; Projeto foi delineado pela primeira-dama

Publicados

em

Implementado pela gestão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, desde o ano de 2017, chega em abril de 2024 com 167 unidades de ensino com todas as dependências climatizadas. Nesta manhã (29), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou à população a 27ª unidade escolar reformada durante a segunda gestão: a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Tereza Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. No total, o Município conta com 169 unidades atendendo a mais de 58 mil alunos.

“Antes da gestão atual, muitas das escolas não contavam com climatização adequada. Apenas cerca de 20% delas tinham climatização. Agora, estamos a apenas duas unidades de alcançar a meta de ter todas as escolas totalmente climatizadas e humanizadas, em todos os seus espaços. Este foi um compromisso assumido, uma promessa para a população cuiabana, para a comunidade escolar, os educadores, os pais e, especialmente, as crianças. É uma questão de dignidade, de enfrentamento das condições climáticas tão adversas em uma cidade como Cuiabá”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Profissional da saúde, irmã mais velha de trigêmeos ressalta a importância da vacinação

Ele avalia que “a climatização é uma forma de humanizar a realidade em praticamente todas as unidades. As duas restantes ainda não foram equipadas, mas já fizemos a solicitação à Energisa por meio da secretaria de Educação Edilene Machado, e estamos aguardando que providenciem a instalação da rede elétrica. Assim que isso for feito, todas as unidades escolares da capital de Mato Grosso terão ar-condicionado em todas as suas dependências, proporcionando dignidade aos profissionais da educação e às nossas crianças”.

Emanuel Pinheiro ainda reforçou o compromisso feito com a população. “Estamos intensificando nossos esforços na área da educação pública municipal e continuaremos entregando mais unidades renovadas. Na semana que vem, teremos mais oportunidades e até o final do ano, mais escolas serão entregues, mantendo um ritmo cada vez mais acelerado para beneficiar a educação pública e a nossa comunidade como um todo”.

Climatizar é Humanizar

A formatação do projeto que assegura a climatização em todos os ambientes das unidades escolares atendeu a uma demanda da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. “A garantia do bem-estar das crianças, dos profissionais é o alicerce da gestão. Estudar em um ambiente especialmente preparado, com boa iluminação, merenda de qualidade garantida, subsidiam o processo de ensino-aprendizagem, que é um sucesso conforme os dados do Ideb”.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal realizarão a 14ª Conferência Municipal de Saúde em março

Além do espaço confortável, os alunos contam com a entrega do kit material escolar, do uniforme, além do atendimento oftalmológico, por meio do programa “Enxergar é Humanizar”, que projeta para o ano de 2024 mais de duas mil consultas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

PRA ELAS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA