RONDONÓPOLIS

POLÍTICA

Semana da Filosofia oferece palestras gratuitas em Cuiabá e outros cinco municípios de MT

Publicado em

POLÍTICA

Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

Dezesseis de novembro é o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. Em celebração à data, a Organização Internacional Nova Acrópole promove, anualmente, uma programação especial. E, em Mato Grosso, a Semana da Filosofia ocorre nas unidades Sinop, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças, todas com entrada gratuita.

As atividades começam já nesta terça-feira (14), em Sinop, com programação até sábado (18), sempre à noite. Em Cuiabá, haverá três palestras, sendo uma na quinta-feira (16), outra na sexta-feira (17) e outra no sábado (18), sempre às 19h30, na Escola de Filosofia Nova Acrópole, no bairro Bandeirantes. Em Campo Novo do Parecis, a palestra será no sábado, às 19h, na Nova Acrópole, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em Sorriso, no sábado, haverá um café cultural, às 15h. Em Rondonópolis, serão três atividades sequenciais no sábado, a partir das 16h. Quem fecha a programação é a unidade de Barra do Garças, no sábado, às 20h.

O objetivo do evento é estimular os participantes para uma compreensão mais profunda sobre a vida a partir de atitudes conscientes. Em razão disso, o tema escolhido para este ano foi Filosofia em Ação. 

Um dos nomes de referência da filosofia contemporânea, Delia Steinberg Guzmán, que partiu recentemente, registrava que, na sociedade atual, “em que precisamos voltar a entender o que significa ‘viver’ e sermos felizes, e em que buscamos ‘fórmulas’ para conseguir esse intento, a filosofia se faz sumamente necessária. Não aquela filosofia como a descrita por tantas definições dadas pelas diversas correntes de pensamento, não a filosofia explicada na sua história e que existiu em distintas culturas humanas ao longo do tempo, mas sim a filosofia como a atitude mais natural de um ser humano que ama e busca um pouco de sabedoria prática e aplicável a todos os campos da vida”. Delia foi presidente da Organização Internacional Nova Acrópole de 1991 a 2021.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá celebra aniversário com eventos culturais nas escolas e obras

A Semana da Filosofia em Mato Grosso tem apoio da Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Assembleia Social).

Sobre o tema – A filosofia ajuda o ser humano a refletir sobre si mesmo e o seu papel no mundo e o ajuda a identificar ideais para conduzir a sua vida. Este ano, as unidades da Nova Acrópole em Mato Grosso tematizam como grandes ideais humanos atemporais de unidade, bondade, beleza e justiça podem orientar a ação humana de maneira concreta, gerando atitudes transformadoras, políticas que elevam a condição humana e um espírito de fraternidade. A filosofia pode e deve ser levada para todos os âmbitos de expressão humana, norteando uma conduta mais lúcida e fraterna.

Para mais informações, visite www.diamundialdafilosofia.com.br.

Confira a agenda completa e os locais:

Sinop – MT

Local: R. dos Caquizeiros, 289, Jd. Celeste

Terça-feira (14), às 19h30

Palestra “Reflexões sobre a obra de Pierre Hadot”

Quarta-feira (15), às 19h30

Palestra “Filosofia na poesia de Cecília Meireles”

Quinta-feira (16), às 20h

Palestra “Compreendendo a vida e seus protocolos”

Leia Também:  Assembleia Legislativa debate projeto para conscientização sobre Síndrome de DiGeorge

Sábado (18), às 19h30

Palestra “A importância da beleza para a vida”

Cuiabá – MT

Local: Escola Nova Acrópole (R. Manoel dos Santos Coimbra, 41 – Bandeirantes)

Quinta-feira (16), às 19h30

Palestra “Conselhos Estóicos para Viver Bem”

Sexta-feira (17), às 19h30

Palestra “Como Construir um Mundo Melhor”

Sábado (18), às 19h30

Palestra “Filosofia para Viver”

Sorriso – MT

Local: Av. Curitiba, 2284

Sábado (18), às 15h

Café cultural – Palestra “Conselhos estoicos para bem viver”

Rondonópolis – MT

Local: Nova Acrópole Rondonópolis

Sábado (18)

16h

Palestra “Como uma atitude filosófica pode transformar a sociedade”

17h

Exposição Fotográfica “O visível no invisível”

18h

Palestra “Vivendo os mitos no dia a dia”

Campo Novo do Parecis – MT

Local: Nova Acrópole (Rua Tito Lívio, nº 42-NE, Bairro Nossa Senhora Aparecida)

Sábado (18), às 19h

Palestra “Conselhos Estóicos para Viver Bem”

Barra do Garças

Local: Rua Araguaia, n. 83, bairro Jardim

Sábado (18), às 20h

“Filosofia em ação: Praticidade do Estoicismo”


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

CCJR aprova projeto de criação de Fundo de Apoio à Agricultura Familiar

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou o Projeto de Lei nº 1992/2023, que visa instituir o Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, em reunião ordinária desta terça-feira (5). A proposta enviada pelo Governo do Estado recebeu parecer favorável, acatando duas emendas apresentadas por deputados.

Uma dessas alterações propostas, a Emenda nº 1, é de autoria do deputado Fabio Tardin (PSB) e prevê que o saldo do fundo que não for gasto ao fim do ano seja usado no ano seguinte no mesmo fundo. “O governo diz no orçamento que vai gastar X milhões na agricultura familiar. Infelizmente, por um percalço ou outro, esse dinheiro não chega a ser investido neste ano. E o dinheiro retornava aos cofres do governo. Nós fizemos uma emenda para que esse dinheiro permaneça no exercício seguinte, que os investimentos sejam realmente alocados para a agricultura familiar”, explicou Tardin, que acompanhou a reunião. 

Também foi acatada a Emenda nº 3, de Lideranças Partidárias para dividir o recurso que iria todo para financiamento do fundo a partir da venda de imóveis da Empaer. Pelo texto, metade do dinheiro irá para a reestruturação da empresa pública. “É um projeto de muita importância. Hoje, nós sabemos que Mato Grosso é campeão na produção de soja, milho, algodão, mas quem fornece a alimentação para a população é o agricultor familiar. É ele que produz o milho, arroz, feijão, farinha. Por isso que o governo tem que apoiar com muita força a agricultura familiar”, afirmou o presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União). 

Leia Também:  Elizeu protocola anteprojeto que cria promoção para militares que atuam na Guarda Patrimonial

Outros 30 projetos foram aprovados pela CCJR, como o PL nº 775/2023, para impedir a construção de novas pontes de madeira no estado, acatando a Emenda nº 1. Inicialmente, o parecer era contrário, mas os deputados decidiram aprovar a proposta. “A CCJR tornou-se uma comissão muito democrática, muito aberta. Todos os deputados autores de projeto podem participar da comissão e defender o seu projeto aqui ao vivo e a cores. Nessa oportunidade o deputado Cláudio Ferreira, que não é membro da comissão, mas apresentou esse projeto, que ele tinha interesse em aprovar, veio aqui, fez o debate”, lembra Júlio Campos. 

Autor da proposta, Ferreira disse ter observado vários aspectos para propor essa mudança. “Um aspecto é da economicidade. A madeira é elemento construtivo escasso, portanto muito caro, quase se assemelhando ao preço de concreto. E a gente sabe que o concreto é possível levar a regiões mais distantes do estado. Também, a madeira de verdade que suportava intempéries, não se encontra mais como em outro tempo. Aí você tem de ficar repondo a madeira, gastando muito dinheiro. Temos de usar os meios mais tecnológicos e sustentáveis para fazer essas pontes”, defendeu o parlamentar.

Leia Também:  Assembleia Legislativa debate projeto para conscientização sobre Síndrome de DiGeorge

A comissão ainda aprovou parecer contrário para quatro matérias. Ainda participaram do encontro os deputados Diego Guimarães (Republicanos) e Elizeu Nascimento (PL), membros titulares da CCJR. O relatório das atividades do colegiado de novembro dá conta que foram analisadas 82 proposições no período, sendo realizadas três sessões ordinárias e cinco extraordinárias.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

PRA ELAS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA