RONDONÓPOLIS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Deputado João Batista prestigia evento e viabiliza 200 mil em recursos para Curvelândia

Publicado em

POLÍTICA

Foto: LUCIENE LINS

O deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), prestigiou neste último domingo (5), o encerramento da 12ª edição da Festa do Queijo, promovida pela Prefeitura Municipal de Curvelândia (a 311 km de Cuiabá). Na ocasião, o deputado realizou a entrega oficial de motos, bicicletas, tablets e kits de primeiros socorros, itens que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e serão utilizados no trabalho preventivo dos agentes comunitários de saúde.                                

De acordo com João Batista, os recursos somaram a quantia de R$ 200 mil, sendo duas destinações de sua autoria no valor de R$ 100 mil cada. O primeiro recurso possibilitou a compra dos equipamentos e das motocicletas entregues. Já o segundo montante, foi destinado à conta da prefeitura, para o custeio da saúde pública municipal.

“Gostaria primeiramente de agradecer os convites que recebi para prestigiar a tradicional Festa do Queijo. Agradeço o convite feito pelo prefeito Jadilson Alves, depois, o vereador Roni da Olaria que em seu nome, cumprimento todos os demais vereadores do município. Vale ressaltar ainda, o convite do secretário municipal de saúde, Roberto Serenini, que foi o idealizador do projeto na época que firmamos a parceria e destinamos os recursos. Na oportunidade, gostaria de agradecer também, toda a receptividade da população, que por onde passamos, fomos muito bem recebidos. Nossa missão é essa: seguir trabalhando por resultados em todos os cantos de Mato Grosso”, disse o deputado.

Leia Também:  Implantação da Procuradoria Especial da Mulher é aprovada pela Assembleia de MT

Foto: LUCIENE LINS

O prefeito de Curvelândia, Jadilson Alves agradeceu a parceria do deputado João Batista, que resultou em melhorias para infraestrutura da saúde municipal. O prefeito também enalteceu a presença do parlamentar, durante o evento que faz parte do calendário oficial das atividades culturais de Mato Grosso. 

“Somos gratos pelo apoio e parceria do deputado João Batista, que tem produzido bons resultados para o nosso município. Em nome de toda a população que será beneficiada, agradecemos o empenho do deputado em nos auxiliar, obrigado de coração”, concluiu o prefeito Jadilson.

Festa do Queijo

A Festa do Queijo surgiu no ano de 2002 após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, contra a reivindicação de melhores preços do leite. Na época, houve uma queda expressiva no preço do produto. Na primeira edição do evento, 60 quilos de queijo foram produzidos artesanalmente, depois que a produção foi para a fábrica, o número subiu para 90 quilos. Na edição que aconteceu em maio de 2012, o peso alcançou a marca de 1.507kg. Já em 2014, o queijo produzido chegou a pesar a quantia de 1.830kg. 

Leia Também:  ALMT terá sessões nesta quinta-feira (7)

Na 12ª edição da Festa do Queijo realizada em 2022, o queijo bateu recorde mais uma vez e pesou 2.182 quilos. Conforme divulgação na internet, para conseguir terminar o alimento no tempo estipulado, este ano, a indústria de laticínios Rovigo teve que dedicar os trabalhos exclusivamente na produção e aproximadamente 60 funcionários foram necessários na fabricação do queijo gigante. Depois de pronto, o alimento foi cortado e entregue gratuitamente para os presentes no evento, segundo a estimativa local, cerca de cinco mil pedaços foram servidos. 

A cidade de Curvelândia faz parte da bacia leiteira do Vale do Cabaçal e se destaca por grandes visitações turísticas ao longo do ano. O município conta com um acervo de mais de 23 cavernas, entre elas, a do Jabuti, considerada a maior do estado.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Presidente Botelho participa de reunião que busca ações de segurança para os motoristas por aplicativo

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT, deputado Elizeu Nascimento (PL), se reuniram nesta quinta-feira (18), com secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel Fernando Tinoco, e a presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho, para buscarem medidas de segurança emergencial aos motoristas por aplicativo de Cuiabá.

Na reunião, foram discutidas algumas ações que poderão ajudar na segurança dos motoristas. “Estamos estudando várias possibilidades, entre elas, o botão do pânico, reativar o antigo programa Sentinela, da Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) ”, explicou o deputado Botelho.

“Vamos também montar uma comissão com representantes da ALMT, Sesp, dos motoristas por aplicativos, enfim, toda a rede envolvida para achar uma solução com medidas de segurança a esses profissionais. Não podemos aceitar mais que vidas sejam ceifadas por motivos fúteis como ocorreu com os três motoristas de aplicativo, brutalmente assassinados por três jovens, dois deles menores de idade, 15 e 17 anos”, enfatizou Botelho ao citar que vai cobrar dos deputados federais e senadores que debatam esse assunto no Congresso Nacional para a mudança de leis mais rígidas para conter a violência desenfreada.

Leia Também:  Campo Verde: Prefeito altera decreto devido o risco alto de contaminação

O secretário-adjunto de Integração Operacional Sesp, coronel Fernando Tinoco, disse que vai se reunir com representantes dos motoristas de aplicativo e os setores de segurança pública, a Assembleia Legislativa, para propor soluções rápidas. 

“Existem algumas soluções, tais como a questão do botão do pânico, mas temos que verificar algumas questões, tais como legalidade, custeio, possibilidade de atendimento. Receberemos as demandas dos motoristas de aplicativo, além de capacitá-los, por meio de palestra alguns quesitos de segurança que é importante no auxílio aos motoristas de aplicativo no seu dia a dia”, explicou o coronel.

Motorista de aplicativo há quase 8 anos, a presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo de Cuiabá, Solange Menacho, já sofreu assalto durante o trabalho. Ela representou a categoria e pediu medidas de segurança urgente para os quase 10 mil profissionais registrados em Cuiabá . 

“Conversamos sobre a possibilidade do retorno ao projeto Sentinela da PMMT, da instalação do botão do pânico e da contratação dos profissionais da segurança pública que foram aprovados em concurso públicos e ainda não foram chamados. Embora o secretário-adjunto Pedimos uma intervenção, estamos apavorados”, conclamou Solange.

Leia Também:  Parlamentares reivindicam crédito para agricultura familiar em reunião com a Suceco

Segundo Solange, três estados já oferecem aos motoristas por aplicativo o botão do pânico. Após aplicação desse dispositivo, os casos de violência diminuíram cerca de 40%. “Nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo já existem um projeto de lei em que o governo do estado instalou dentro dos carros dos motoristas, o botão do pânico, um mecanismo a mais para a segurança desses profissionais”, sugeriu Solange.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

PRA ELAS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA