AGRONEGÓCIO
Pesquisa pioneira da Embrapa seleciona milho com alta produtividade e mais resistentes
Publicado em
20 de novembro de 2023AGRONEGÓCIO

O Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo (MG) fez a seleção de híbridos de milho tropical com menor incidência de fumonisinas nos grãos.
Essas fumonisinas, micotoxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium, são prejudiciais tanto para a saúde humana quanto para a animal. Paralelamente, os pesquisadores encontraram híbridos com uma alta taxa de produção de grãos. O método empregado para essa pesquisa foi a seleção genômica, realizada em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O estudo, focado em atender à necessidade de alimentos mais saudáveis, revelou o potencial do material genético elite de milho da Embrapa Milho e Sorgo para o desenvolvimento de variedades com baixa incidência de fumonisinas e alta produtividade. Essas duas características são cruciais para a agricultura e beneficiam tanto a saúde humana quanto a animal.
Segundo Maria Marta Pastina, chefe-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo e líder dessa pesquisa, “a seleção genômica nos permite ajustar modelos de predição e selecionar indivíduos em estágios iniciais, visando promover aqueles com maior potencial genético.
Dessa forma, não é necessário avaliar no campo, já que utilizamos o genótipo de indivíduos sob seleção e informações genéticas e fenotípicas de indivíduos relacionados geneticamente. Essa estratégia contribui para reduzir os custos de experimentação, fenotipagem e acelera o avanço das gerações no melhoramento genético anual”, afirma Pastina.
Nesse estudo, foram escolhidos 20 híbridos superiores, resultando em um avanço genético de 20,8% na redução dos teores de fumonisinas nos grãos e um aumento de 35,3% na produtividade de grãos.
“Para obter novos híbridos com essas características, alta produtividade e menor teor de fumonisinas, recomendamos a utilização de linhagens parentais em novos cruzamentos, identificadas como geneticamente superiores para ambas as características. Isso possibilitará a geração de uma nova variabilidade genética dentro de seus grupos respectivos, resultando em linhagens mais promissoras”, acrescenta a pesquisadora.
Os pesquisadores enfatizam que é importante não negligenciar algumas doenças na seleção e na recomendação de cultivares. Um exemplo disso é a fusariose, causada pelo fungo Fusarium verticillioides Nirenberg, que produz micotoxinas prejudiciais à saúde humana e animal, associadas até mesmo ao câncer. Existem diversas classificações para essas micotoxinas, incluindo as fusarinas e as fumonisinas.
Conforme os pesquisadores envolvidos no estudo, a maneira mais eficaz e sustentável de combater a fusariose é selecionar genótipos resistentes ao patógeno e à produção de fumonisinas nos grãos. “Essa pesquisa é inovadora no Brasil, sendo raras as abordagens de seleção genômica que combinam resistência a doenças de grãos e alta produtividade na literatura científica”, afirmam.
A pesquisa utilizou a seleção genômica, comparando a precisão de diferentes modelos de predição para genótipos tropicais, com o objetivo de identificar híbridos superiores com alta produtividade e baixo teor de fumonisinas, baseando-se nos valores genéticos genômicos (GEBV – Valor Genético Genômico Estimado).
“O GEBV leva em consideração não apenas o desempenho no campo, mas também a relação genética entre os genótipos, obtida a partir de dados de marcadores moleculares – genotipagem – dos materiais em avaliação. Isso resulta em uma seleção mais precisa, menor margem de erro na previsão e, por consequência, maior ganho”, explica Lauro José Moreira Guimarães, outro pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
“Controlar patógenos causadores de podridões nos grãos de milho através de métodos químicos é extremamente desafiador, uma vez que a estrutura da espiga protege os fungos contra defensivos agrícolas que poderiam ser utilizados com esse propósito”, relata Guimarães. “Por isso, desenvolver variedades com níveis mais elevados de resistência genética a esses patógenos é de extrema importância”, enfatiza.
É por esse motivo que, na Embrapa Milho e Sorgo, o Programa de Melhoramento visa criar híbridos produtivos e com maior resistência aos fungos causadores de podridões e produtores de micotoxinas nos grãos, especialmente as fumonisinas.
A análise fenotípica e a predição genômica foram empregadas na pesquisa, onde 392 híbridos experimentais foram avaliados em três safras consecutivas (2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017), originados de 375 linhagens em seleção, cruzadas com linhagens elites de grupos complementares. Alguns híbridos foram comuns às três safras. O objetivo foi avaliar o teor de fumonisina (FUM) e a produtividade de grãos (PG) em toneladas por hectare.
Informações mais detalhadas sobre essa pesquisa estão disponíveis na publicação “Seleção de genótipos de milho tropical com menor incidência de fumonisinas nos grãos e alta produtividade via predição genômica”, que contou com a participação de Maria Marta Pastina, Lauro Guimarães, Dagma Dionísia da Silva e Valéria Vieira Queiroz, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, além dos professores Leonardo Lopes Bhering Saulo e Kaio Olímpio das Graças Dias, doutores em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, e a doutora Jeniffer Santana Pinto Coelho Evangelista e o doutorando Saulo Fabrício da Silva Chaves.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Raridade: porca pari 32 leitões de uma vez no RS
Publicados
20 horas atrásem
5 de dezembro de 2023Por
Da Redação
Em Tuparendi, no Rio Grande do Sul, uma porca pariu 32 leitões após quase 4 horas de trabalho de parto, após uma gestação de 115 dias.
Segundo Alexandre Scalco, assistente técnico da Granja Marin Cinquentenário, essa porca já estava na sua quinta gestação e sempre teve um número de filhotes maior que o normal. Na primeira vez, foram 16 leitões. Depois, 19, 22 e 22, respectivamente.
Scalco menciona que esse caso é raro, pois a média de filhotes vivos em uma gestação normal é de cerca de 15, embora algumas fêmeas possam ter até 22 ou 24 filhotes.
Devido à porca ter apenas 16 tetas, a equipe teve que contar com outra leitoa da granja para garantir que todos os filhotes pudessem ser amamentados após o nascimento.
Esta mesma granja, que faz em média 35 partos por semana, já tinha registrado anteriormente o nascimento de 27 filhotes em outra gestação.
Fonte: Pensar Agro

Senado aprova empréstimo de 40 milhões de dólares para Maceió

Polícia Civil prende em flagrante homem que ameaçou e manteve vítima em cárcere privado

Confira a lista dos sorteados para o último jogo do Cuiabá na Arena Pantanal

CCJR aprova projeto de criação de Fundo de Apoio à Agricultura Familiar

Polícia Civil prende em Rondonópolis três procurados por integrar organização criminosa
CIDADES


Secretaria de Ordem Pública reforça ações para desobstrução das calçadas da região central
Fiscais da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil (SOPDC) e as polícias Militar e Civil iniciaram uma ação para...


Campanha Laço Branco mobiliza servidores para o combate à violência doméstica
A jornada dos ’21 dias pelo fim da violência doméstica’, programada pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher,...


Secretário esclarece vereadores sobre prestação de contas da Prefeitura de Cuiabá
O secretário de Planejamento de Cuiabá, Éder Galiciani, esclareceu nesta terça-feira (5) dúvidas dos vereadores do município sobre as prestações...
POLÍTICA


CCJR aprova projeto de criação de Fundo de Apoio à Agricultura Familiar
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou o Projeto de Lei nº 1992/2023, que visa instituir o Fundo...


Estudo realizado pela ALMT aponta principais desafios e propostas para desenvolvimento da agricultura familiar
Apesar dos índices de crescimento alavancados pelo agronegócio, Mato Grosso é um estado marcado pelas desigualdades regionais. De acordo com...


Comissão aprova lei que estabelece sanções a ocupantes ilegais de terras
A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e de Regularização Fundiária realizou a sexta reunião ordinária deste ano e apreciou 14...
PRA ELAS


Primeira-dama de MT passa por check up médico e deve passar por procedimento cirúrgico
A informação foi confirmada por meio da assessoria de imprensa da primeira-dama do estado, Virginia Mendes, na tarde desta terça-feira...


MP tentou estender privilégio e impedir busca e apreensão contra acusado de matar bancária
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) tentou impedir que uma operação de busca e apreensão fosse realizada na casa...


Lei garante a mulheres direito de ter acompanhantes em consultas e exames
Desde julho do ano de 2022, todas as mulheres que realizarem consultas e exames, inclusive os ginecológicos, em estabelecimentos públicos...
POLÍCIA


Polícia Civil prende em flagrante homem que ameaçou e manteve vítima em cárcere privado
A equipe da Delegacia de Alto Taquari prendeu em flagrante, nesta terça-feira (05.12), um homem pelos crimes de ameaça e...


Polícia Civil prende em Rondonópolis três procurados por integrar organização criminosa
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa de Rondonópolis prendeu nesta segunda e terça-feira (04 e 05.12), três...


Polícia Civil prende em flagrante autor de roubo e extorsão contra representante comercial do RN
A equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prendeu em flagrante na segunda-feira (04) um dos...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
GERAL7 dias atrás
Em decisão inédita, júri federal condena acusado de matar indígena
-
GERAL7 dias atrás
Pesquisa da CNT mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrás
Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrás
Embraer assina três acordos de investimentos na Arábia Saudita
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Café brasileiro é eleito o melhor do mundo
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado
-
CUIABÁ6 dias atrás
Secretaria da Mulher destaca ações em encontro das redes de enfrentamento à violência doméstica
-
POLÍCIA7 dias atrás
Traficante que enviou drogas de Pontes e Lacerda para Goiânia é preso no interior do estado